Aplicação do Planejamento Fatorial e Método da Superfície de Resposta para Otimizar a Produção de Biodiesel Etílico de Óleo de Milho
Palavras-chave:
Biodiesel, transesterificação, planejamento experimental, óleo de milho.Resumo
Neste estudo foram investigadas, aplicando fatorial fracionário e composto central, as variáveis da reação de transesterificação de óleo de milho usando álcool etílico: (i) tempo de reação, (ii) velocidade de agitação, (iii) razão molar etanol: óleo, (iv) tipo de catalisador, (v) concentração do catalisador e (vi) temperatura. O objetivo é otimizar as condições do processo, a fim de alcançar a máxima eficiência da reação de transesterificação e avaliar o efeito de cada uma das variáveis e as interações entre elas no rendimento. Após a escala de bancada foi realizada a caracterização físico-química do biodiesel etílico obtido de milho por transesterificação alcalina na melhor condição e que se encaixa nos parâmetros analisados de acordo com as especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM) e Comitê Europeu de Normalização (EN).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.