Controles sobre a Variação Temporal e Espacial dos Nutrientes em um Recife Artificial Tropical Marinho: O Caso do Victory 8B na Costa Sudeste do Brasil
Palavras-chave:
Clorofila-a (Chl a), Guarapari, Nutrientes, Correntes, Afloramento.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a distribuição temporal e espacial de nutrientes em torno do recife artificial marinho (MAR) 8B Victory, um navio afundado propositadamente em Guarapari (20 ° 40 ' S e 40 ° 30' W), no estado do Espírito Santo, em uma das mais ricas áreas de biodiversidade marinha na costa brasileira. Oito cruzeiros trimestrais de um dia foram realizados por mais de dois anos (de março de 2005 a abril de 2007) . As amostras foram coletadas em 12 estações diferentes ao redor do navio para a análise dos nutrientes inorgânicos dissolvidos (nitrito, nitrato, silício reativo e ortofosfato), clorofila a, phaeopigmentos, salinidade e temperatura. Correlações de ortofosfato e clorofila podem indicar que ele é limitante. As suas concentrações eram sempre baixas, o que pode ser devido à sedimentação de carbonato, pois a região é rica em sedimentos deste sal. Nutrientes nitrogenados foram enriquecidos, indicando que o MAR muda a dinâmica da água. Alternativamente, as ilhas próximas do navio também podem estar trabalhando como recifes, aumentando a concentração. Embora não tenha havido variação espacial significativa, mudanças sazonais controladas principalmente por direções atuais, rotas frias de entrada frontal e as chuvas foram encontradas, com uma influência menor da atividade biológica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.