Fraude no Leite: Experimento Investigativo para o Ensino de Química

Autores

  • Lucas Renan Rocha da Silva Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza-CE, Brazil.
  • Bruno Ventura Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza-CE, Brazil.
  • Mayara Oliveira de Almeida Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza-CE, Brazil.
  • Nayane Maria de Amorim Lima Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza-CE, Brazil.
  • Kássia Teixeira da Silva Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza-CE, Brazil.
  • Francisco Jonas Nogueira Maia Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza-CE, Brazil.
  • Samuel Gondim Sampaio Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza-CE, Brazil.
  • Thayllan Teixeira Bezerra Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos, Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza-CE, Brazil.
  • Ilde Guedes Seara da Ciência, Universidade Federal do Ceará, Rua Abdênago Rocha Lima, S. N., Campus do Pici, 60440-614, Fortaleza-CE, Brazil
  • Viviane Gomes Pereira Ribeiro Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 62790-000, Redenção-CE, Brazil.
  • Selma Elaine Mazzetto Universidade Federal do Ceará (UFC) – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica - Fortaleza/CE – Brasil.

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de Química, Contextualização, Fraudes no Leite

Resumo

Na Educação Básica, os conteúdos de Química são considerados pouco atrativos pelos estudantes, que nem compreendem efetivamente os fenômenos químicos e nem são capazes de associá-los ao cotidiano. Nesse aspecto, o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um experimento, investigativo e contextualizado, como recurso didático para a aprendizagem de conceitos químicos envolvendo densidade, catalisadores, número de oxidação, funções orgânicas e reações químicas na abordagem da temática de fraudes no leite. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Química da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (Fortaleza-CE), envolvendo alunos do Ensino Médio. Observamos que todos os alunos conseguiram identificar as adulterações nas amostras de leite recebidas, alcançando resultados muito satisfatórios. Os experimentos, além de motivar, auxiliaram na compreensão dos conceitos químicos, relacionando-os com a realidade dos alunos no seu entorno, a partir da visualização macroscópica do conhecimento químico.

Biografia do Autor

Ilde Guedes, Seara da Ciência, Universidade Federal do Ceará, Rua Abdênago Rocha Lima, S. N., Campus do Pici, 60440-614, Fortaleza-CE, Brazil

Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Diretor Executivo da Seara da Ciência. Hoje trabalha com sistemas dependentes do tempo e como divulgador científico. É autor e/ou co-autor de 149 (129 listados no ResearcherID: C-3451-2013) trabalhos publicados em periódicos internacionais e/ou nacionais (121), e em anais de eventos (28). Escreveu 3 capítulos de livros, orientou 13 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado, além de ser árbitro de várias revistas internacionais e agências de fomento.

Viviane Gomes Pereira Ribeiro, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 62790-000, Redenção-CE, Brazil.

Professora Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tem experiência na área de Química, com ênfase na síntese de derivados de biomassa regional, produção de nanomateriais e fotocatálise heterogênea. Além disso, tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase na produção de jogos e estratégias didáticas para o ensino e aprendizagem da Química.

Selma Elaine Mazzetto, Universidade Federal do Ceará (UFC) – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica - Fortaleza/CE – Brasil.

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará - Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, desenvolve suas pesquisas atuando na fronteira entre a Química Orgânica/Inorgânica. Fundadora e gestora do Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT). Pertence ao banco de avaliadores do INEP-MEC-SINAES (Institucional e de Cursos de Graduação). Credenciada junto aos programas de pós-graduação de Química (1997-atual) e Rede Nordeste de Biotecnologia-RENORBIO (2007-atual). No periodo entre 2008-2015 atuou na coordenação e gerenciamento da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da UFC (CIT-UFC).

Publicado

03-07-2019