Ferramentas tecnológicas disponíveis gratuitamente para uso no ensino de Química: uma revisão bibliográfica
Palavras-chave:
Softwares educativos, Aplicativos, Formação acadêmica, TICs.Resumo
As ferramentas digitais são promissoras ao ensino de Química tanto em nível médio como superior, acreditando-se que a implantação dessas tecnologias produz avanços no ensino-aprendizagem. Porém, sabe-se que ainda é pouco utilizada na rotina escolar, tanto pela falta de conhecimento por parte do docente como pela falta de suporte oferecido pela instituição de ensino. Neste contexto, esse trabalho tem como objetivo apresentar tecnologias de informação e comunicação (TICs), tanto de forma específica como generalizada, que podem ser utilizadas no ensino da Química, com intuito de contribuir na formação dos docentes e futuros docentes. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico nas principais plataformas de periódicos nacionais e internacionais. Desse levantamento, foram selecionados oito artigos, dos quais trazem cinco ferramentas diferentes. Os resultados obtidos na presente pesquisa, mostram que com a utilização das TICs, favorece a compreensão dos conteúdos propostos em sala de aula, além de instigar a participação e o interesse dos alunos e tornar o ambiente descontraído e dinâmico. Dessa forma, é interessante que o professor usufrua dessa tecnologia que está sempre à mão do aluno, a fim de promover uma aprendizagem significativa, diversificada e evolutiva.Publicado
03-07-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.