Pesquisa com Professores de Química do Ensino Médio de Uberaba / MG: Laboratórios das Escolas e Capacitação dos Professores.
Palavras-chave:
Química, Pesquisa, Professores, Ensino, LaboratórioResumo
A realidade das escolas públicas da cidade de Uberaba, no estado de Minas Gerais, elucidada nesta pesquisa analisou a capacidade dos professores de química em ministrar aulas, a presença de aulas em laboratório, além da infraestrutura e disponibilidade de materiais. A proposta aborda o contexto educacional e estrutural do ensino de química nas escolas, de forma que a coleta das informações foi realizada através de questionários com professores de química de 19 diferentes escolas de ensino médio. O estudo examinou o perfil do professor, o conhecimento das diretrizes educacionais, a presença e infraestrutura dos laboratórios, a frequência das aulas práticas de química, a disponibilidade de materiais para as aulas e a existência de técnico laboratorial. Os resultados revelaram a falta de estrutura dos laboratórios de química, incluindo a falta de materiais e profissional laboratorial, além da falta de capacitação dos professores, o que conclui-se que há a necessidade de que os licenciados se aperfeiçoem melhorem a metodologia pedagógica, além da melhoria na infraestrutura e disponibilidade de materiais.Publicado
06-09-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.