A experimentação na Educação em Química: estudo exploratório sobre as percepções de licenciandos
Palavras-chave:
Experimentação, Percepções de Licenciandos, Educação em QuímicaResumo
A experimentação tem sido considerada um recurso didático central e com características únicas para o ensino de Química e Ciências de modo que tem aumentado a relevância de pesquisas sobre as formas como os professores compreendem e usam esse recurso didático em sala de aula. Nosso objetivo foi o de fazer um levantamento inicial das percepções de licenciandos em Química sobre a função pedagógica da experimentação. Para isso, questionários e entrevistas foram implementados nos moldes de uma pesquisa de base qualitativa e exploratória. Os resultados obtidos sugerem que apesar de existir uma percepção confirmatória de experimentação em licenciandos que estão no início do curso, uma perspectiva crítica e investigativa caracterizou a percepção da maioria dos licenciandos que estão em momentos finais do curso, sugerindo que a as atividades curriculares podem estar favorecendo esse processo de mudança. Essa perspectiva investigativa da experimentação ficou alicerçada em ideias categorizadas em motivação, cotidiano e minds-on, mostrando o caráter múltiplo e misto desse saber docente. O perfil das percepções sobre a experimentação sugere que é promissora uma investigação baseada no acompanhamento da prática pedagógica dos licenciando, tanto para explorar os aspectos ausentes no levantamento, quanto para avançar no enfrentamento das dificuldades encontradas durante a implementação de experimentosPublicado
03-07-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.