Avaliação da atividade antioxidante de frações de Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken incorporadas em β-ciclodextrina

Autores

  • Ângelo Márcio Leite Denadai Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares
  • Elisa Gomes Lanna Universidade Federal de Ouro Preto
  • Vanessa Cristina Bittencourt Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares
  • Ana Maria Santos Moreira Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares
  • Orlando Vieira Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Juiz de Fora

Palavras-chave:

Bryophyllum pinnatum, ciclodextrina, compostos de inclusão, antioxidante, flavonoides.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi sintetizar, caracterizar e avaliar a atividade antioxidante in vitro de fitocomplexos produzidos pela mistura das frações em hexano, diclorometano, acetato de etila e butanol de Bryophyllum pinnatum (Lam.) Oken com beta-ciclodextrina (βCD). Após a produção, os fitocomplexos foram caracterizados em solução e no estado sólido por espectroscopia na região do UV-vis e análise termogravimétrica, sendo possível demonstrar a preferência da βCD pelas frações ricas em flavonoides (acetato de etila e butanol). Quanto à avaliação da atividade antioxidante, ambas as metodologias utilizadas no estudo, DPPH e FRAP, mostraram que a fração em acetato de etila foi a que apresentou melhoria da atividade antioxidante na presença de βCD, como resultado das interações dos flavonoides com a ciclodextrina.

Biografia do Autor

Ângelo Márcio Leite Denadai, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares

Bacharel emQuímica Industrial pela Unversidade Vale de Rio Doce em 1999 (UNIVALE - Governador Valadares), Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa em 2002 (UFV, Viçosa - MG), Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005 (UFMG, Belo Horizonte - MG).

Elisa Gomes Lanna, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Farmácia pela UFJF, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFJF, Doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela UFOP.

Vanessa Cristina Bittencourt, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares

Bacharel em Ciências Farmacêuticas pela UFJF, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFJF. Atualmente é Técnica Administrativa em Educação (área Farmácia) na UFJF-Campus Governador Valadares.

Ana Maria Santos Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares

Bacharel em Química Industrial pela Universidade Vale do Rio Doce, Mestre em Química pela UFSJ. Atualmente é Técnica Administrativa em Educação (área Química) na UFJF-Campus Governador Valadares.

Orlando Vieira Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Juiz de Fora

Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Imunologia (Universidade Federal do Maranhão) e Farmacologia (Universidade Federal de Lavras). Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica/Farmacologia) e Doutor em Biotecnologia Vegetal (Farmacologia/Química de Produtos Naturais) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado III de Farmacologia e Diagnóstico Farmacêutico em Saúde do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicado

06-09-2019