O Processo de Democratização do Acesso ao Ensino Superior e a Importância do PIBID no Contexto dos Alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFRPE em Serra Talhada - Pernambuco
Palavras-chave:
Educação superior, democratização, licenciatura em química, PIBID.Resumo
Muito se tem refletido a respeito da expansão universitária no sentido de interiorizar o ensino superior. Neste trabalho, objetivamos investigar o processo de democratização do acesso ao ensino superior e a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no contexto dos alunos do curso de Licenciatura em Química da UFRPE em Serra Talhada – Pernambuco e sua influência nas expectativas de futuro desses discentes. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário individual. Os resultados revelaram que a ampliação da oferta de vagas e consolidação das políticas públicas voltadas às populações historicamente excluídas do sistema educacional tem democratizado o acesso ao ensino superior, pois fora do projeto de expansão, muitos dos estudantes que hoje estão na universidade não teriam essa oportunidade. Além disso, a proposta da expansão parece contribuir para mudar um pouco a realidade de muitos jovens, agora com a oportunidade de cursar o ensino superior, de modo a se qualificarem melhor, para serem provavelmente inseridos no mercado de trabalho. O ingresso na universidade representa para estes estudantes, mudanças em suas perspectivas de vida, revelando a importância da expansão do sistema universitário.
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