Concentrações de Metais Traço em Sedimentos de Manguezais da Baía de Sepetiba (Rio de Janeiro, Brasil): Digestão Assistida por Micro-ondas com Ácido Nítrico e Água Régia
Palavras-chave:
Metais traço, contaminação, sedimentos.Resumo
Sedimentos de manguezais têm uma grande capacidade em acumular metais traço que podem ser remobilizados e contaminar a água e a biota. Amostras de sedimentos foram coletadas em três florestas de mangue da Baía de Sepetiba (Itacuruçá, Coroa Grande e Guaratiba). Após a coleta foi efetuada a caracterização físico-química dos sedimentos (pH, Eh, salinidade, composição granulométrica, carbono orgânico total-COT, N-total e P-total) e as concentrações dos metais traço (Cu, Ni, Pb e Zn) foram determinadas por dois diferentes protocolos de digestão ácida assistidos por micro-ondas (HNO3 e HCl/HNO3), que foram comparados, a fim de dar suporte à elaboração de uma futura legislação brasileira de avaliação da qualidade do sedimento. Os resultados mostraram que a escolha do método de digestão utilizado na avaliação da contaminação ambiental e no monitoramento de metais traço em sedimentos deve ser feita criteriosamente. Para isso, devem se levar conta as características físicas e químicas dos sedimentos, de forma a se evitarem erros de classificação de impactos ambientais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.