O ESTADO DA TÉCNICA DO EUGENOL: UMA PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA FUNDAMENTADA EM BASE DE DADOS DE PATENTES E PERIÓDICOS

Autores

  • Josefa Aqueline da Cunha Lima Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jucarlo Rufino Freitas Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jadson de Farias Silva Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Moacyr Cunha Filho
  • Juliano Carlo Rufino Freitas Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Eugenol, Prospecção tecnológica, Análise de patentes, Modelo ARIMA

Resumo

O eugenol é um produto natural encontrado em maior quantidade na árvore de cravo e exibe uma ampla variedade de aplicações biológicas e farmacológicas, sendo um produto de grande interesse comercial. Motivados por suas aplicações, este trabalho teve como objetivo investigar o potencial tecnológico e o interesse científico por este composto através de uma análise nas bases de dados de patentes e artigos científicos. As buscas foram realizadas em três bancos de patentes, na plataforma Web of Science, e o estudo estatístico foi baseado no modelo ARIMA(1,1,0). A maioria dos registros de patentes relacionados à tecnologia pesquisada foi recuperada no banco de dados do Espacenet e estavam relacionadas principalmente com agricultura e odontologia. Um crescimento constante e linear no número de registros de patentes pôde ser observado ao longo dos anos, com um notável domínio de patentes depositadas pela China(107), seguidas dos Estados Unidos(47) e o Brasil(22). O índice-h para o termo eugenol foi de 107,2 e há uma tendência crescente do aumento dos depósitos de patentes nos próximos 50 anos. Em suma, existe um grande interesse científico e tecnológico, e uma forte tendência para o aumento dos depósitos de patentes nos próximos anos com o eugenol.

Biografia do Autor

Moacyr Cunha Filho

Possui graduação em Engenharia Civil (1988), especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho(1991), Didática das Disciplinas Profissionalizantes (1992) e em Administração Pública (2012); Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002); Doutorado em Ciência do Solo pela UFRPE (2009). Foi Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) de 1995 a 2000. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada/UFRPE (Mestrado e Doutorado-Conceito 5-2010 a 2012) e Supervisor da Área de Estatística (2006 a 2012). Atuou como Coordenador Geral de Logística, Tecnologia da Informação e Inovação Institucional da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ-2011 a 2013). Esteve como Pró-Reitor de Administração da UFRPE (2013 a 2016). Bolsista CNPq. Atuando voluntariamente como Examinador Sênior junto ao PQGF e PQGP(PROPEQ) nos anos de 1999 a 2010; assim como Avaliador do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT-2008); dos cursos de educação a distância dos Polos de Apoio Presencial (2010), como Avaliador Líder junto ao Movimento Alagoas Competitiva (MAC) em 2010 e consultor "ad doc" junto à FACEPE e à FAPEAL. Atuou de 2008 a 2014 junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) como professor formador, conteudista, revisor e palestrante do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Atualmente é professor adjunto da Graduação e da Pós Graduação do Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biometria e Estatística Aplicada/UFRPE. Tem experiência na área de Processos computacionais, Educação a distância, Probabilidade e Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Estatística aplicada, gestão, educação a distância, recursos hídricos, produção de sedimentos em suspensão e por carga de fundo e conservação do solo e da água.

Juliano Carlo Rufino Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Professor Adjunto de Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Educação e Saúde. Possui experiência em Química Orgânica e Ensino de Química. Suas Pesquisas estão relacionadas principalmente com os seguintes temas: Reagentes de Telúrio e Boro, Síntese Total, Heterocíclicos, Carboidratos e Formas de Contextualização da Química.

Publicado

03-07-2019