“A Mata é sua Farmácia” – A Pesquisa de Plantas Brasileiras para o Combate de Doenças Tropicais no Século XIX
Palavras-chave:
Bernardino Antônio Gomes, Ezequiel Correa dos Santos, José Bonifácio de Andrada e Silva, quina, pau-pereira.Resumo
O isolamento das primeiras substâncias puras do reino vegetal começa a acontecer no século XIX. Este século caracteriza-se pelos trabalhos de extração, principalmente de ácidos orgânicos e de bases orgânicas, as quais mais tarde receberam a denominação de alcaloides. Algumas espécies vegetais brasileiras foram estudadas desde o século XIX para o tratamento de doenças que mais tarde seriam classificadas como doenças tropicais, entre as quais a malária e a febre amarela.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os estudos realizados por Bernardino Antônio Gomes (1768-1823), José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) e Ezequiel Correa dos Santos (1801-1864) com plantas brasileiras (quina do Rio de Janeiro e pau-pereira) para o tratamento de febres intermitentes e da malária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.