Ácidos Linoleicos Conjugados (ALC) – Os Benefícios que Exercem sobre a Saúde Humana e as Principais Metodologias Analíticas Aplicadas para a sua Determinação em Leites
Palavras-chave:
Leite, ALC, câncer, transesterificação, cromatografia a gás.Resumo
O termo ácido linoleico conjugado (ALC) se refere a um grupo de ácidos graxos com 18 átomos de carbono e duas ligações duplas conjugadas que está naturalmente presente em produtos de origem animal, como o leite e a carne. Nos últimos anos, os ALC receberam grande atenção dos pesquisadores devido às atividades biológicas que lhe são atribuídas, especialmente as propriedades anticarcinogênica, antidiabética e por reduzir a gordura corporal.
Esta revisão teve como objetivo avaliar de maneira crítica as reais influências que os ALC exercem sobre a saúde humana; descrever algumas metodologias utilizadas para sua determinação em leites, abordando parâmetros indispensáveis à análise como extração lipídica, reações de transesterificação e identificação por cromatografia em fase gás; e avaliar alguns resultados obtidos a respeito do teor de ALC em amostras de leite.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.