ESTUDO DE CÉLULAS SOLARES HÍBRIDAS DE TIO2 COM CORANTES NATURAIS

Autores

  • Gideã Taques Tractz Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Guilherme Arielo Rodrigues Maia Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Bianca Vanjura Dias Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Everson do Prado Banczek Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Maico Taras da Cunha Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Paulo Rogério Pinto Rodrigues Universidade Estadual do Centro Oeste

Palavras-chave:

Sustentabilidade, CSSC, Célula de Gratzel.

Resumo

Células solares sensibilizadas por corante (CSSC) são dispositivos que aproveitam a luz do sol para gerar energia e possuem na composição um óxido semicondutor e um fotossensibilizador adequado. Devido ao custo elevado, a pesquisa por novos materiais aplicados nas células solares desperta grande interesse. Este trabalho tem como objetivo estudar células solares híbridas de interface FTO/TiO2/corante produzidas com diferentes fotossensibilizadores naturais de baixo custo, extraídos em solução etanoica acidificada, de diferentes produtos naturais: ameixa, uva, urucum e berinjela. As técnicas de caracterização utilizadas foram: Espectroscopia na região do ultravioleta-visivel (UV-VIS), Espectroscopia na região do Infravermelho por Transformada de Fourier (IV-TF), medidas do Potencial de Circuito Aberto em função do tempo (Eca), curvas Fotocronoamperométricas (FCA) e Curvas de Densidade de Fotocorrente em função do Potencial (j-E). Os corantes testados nas CSSC apresentaram caracter de fotossensibilidade, com adsorção nos filmes de TiO2 e absorção máxima na região do visível. A CSSC com melhores parâmetros fotovoltaicos foi empregando-se o corante extraído da ameixa, gerando uma célula solar com ƞ = 0,12±0,03, Eca = 572±12 mV, FF = 0,57±0,01 e jcc = 0,40±0,09 mA cm-2.

Biografia do Autor

Gideã Taques Tractz, Universidade Estadual do Centro Oeste

Formado em Química bacharelado pela UNICENTRO.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico Química, atuando principalmente nos seguintes temas: células solares, nióbio e corantes fotossensíveis.

Guilherme Arielo Rodrigues Maia, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutor em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina, 2010 e mestrado em Bioenergia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2013.

Bianca Vanjura Dias, Universidade Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em Química Bacharel (2013) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, e mestrado em Bioenergia (2015) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Química - Associação UEL - UEPG - UNICENTRO.

Everson do Prado Banczek, Universidade Estadual do Centro Oeste

Graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2004), doutorado em Ciências (Tecnologia Nuclear - Materiais) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2008). Experiência profissional na área de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas: inovação tecnológica, eletroquímica, bioenergia, biocombustíveis, biodiesel, catalisadores heterogêneos para produção de biocombustíveis, corrosão, inibidores de corrosão, fosfatização e tratamento de superfície. Orientador do mestrado em Rede em Bioenergia (UNICENTRO-UEL-UEPG-UEM-UNOESTE-UFPR). Bolsista de Produtividade de Desenvolvimento Tecnológico e extensão inovadora do CNPq - desde 2013.

Maico Taras da Cunha, Universidade Estadual do Centro Oeste

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000) e mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2003). Doutor em Química na área de Físico Química (2013) . Linhas de atuação: Corrosão, Eletrodeposição metálica, banhos industriais de fosfatização, instrumentação eletroquímica e biocombustíveis. Atividades administrativas: Membro da divisão de projetos da Agência de Inovação - NOVATEC / UNICENTRO. Pós Graduação: Mestrado profissional em propriedade intelectual - PROFNIT

Paulo Rogério Pinto Rodrigues, Universidade Estadual do Centro Oeste

Bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Londrina (1988), Mestre em Química (Físico-Química) em 1993 e Doutor em Química (Físico-Química) pelo IQ-USP em 1997, ambos pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP). Experiência profissional na área de Química, atuando principalmente nos seguintes linhas:eletroquímica, biocombustiveis, tratamento de superfícies metálicas, nanotecnologia, bioeletroquímica, bioenergia, células solares e células de hidrogênio, empreeendedorismo e Inovação Tecnológica. Professor Associado C da Universidade Estadual do Centro Oeste (PR), orientador nos programas de Mestrado em Bioenergia (UNICENTRO-UEL-UEPG-UEM-UNIOESTE-UFPR), Doutorado em Química(UNICENTRO-UEL-UEPG), PROFNIT- Mestrado profissional em propriedade intelectual,. Atua como colaborador no Mestrado em Química Aplicada da UNICENTRO.Atualmente é o Diretor da Agência de Inovação - NOVATEC / UNICENTRO

Publicado

06-09-2018