Avaliação da atividade antimicrobiana e antioxidante dos óleos essenciais e extratos hidroalcoólicos de Zingiber officinale (Gengibre) e Rosmarinus officinalis (Alecrim)
Palavras-chave:
óleos essenciais, extratos hidroalcoólicos, atividade antimicrobiana, atividade antioxidanteResumo
Este artigo avalia a atividade antimicrobiana e antioxidante dos óleos essenciais e extratos hidroalcoólicos Zingiber officinale (Gengibre) e Rosmarinus officinalis (Alecrim). Para a extração dos óleos utilizou-se a técnica de hidrodestilação. Os extratos foram obtidos pelo processo de maceração em etanol 70%. A avaliação da atividade antimicrobiana foi realizada pelo método de difusão de disco, empregando cepas de Escherichia coli (ATCC 25922) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). As características químicas dos óleos essenciais foram determinadas por Cromatografia Gasosa Acoplada à Espectroscopia De Massas (CG-EM). A concentração inibitória mínima (CIM) foi determinada com a utilização da técnica de diluição em caldo. A atividade antioxidante foi analisada pela técnica de descoloração do radical ABTS. Observou-se que todos os óleos e extratos utilizados apresentaram atividade antimicrobiana satisfatória em ambos os métodos utilizados. O óleo essencial de gengibre apresentou a melhor atividade antimicrobiana com uma CIM de 200 µg. mL-1. Foi evidenciada atividade antioxidante dos extratos e óleos essenciais, sendo os melhores resultados observados para os extratos hidroalcoólicos de alecrim e gengibre que apresentaram percentual máximo de inibição dos radicais ABTS de 99, 8% e 38,6%. Portanto, esses resultados apontam um importante potencial para o uso destas plantas como agentes antimicrobianos e antioxidantes.Publicado
07-03-2019
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.