Produtos Naturais utilizados como coagulantes e floculantes para tratamento de águas: uma revisão sobre benefícios e potencialidades.
Palavras-chave:
Produtos Naturais, Química Verde, Coagulantes Naturais, Tratamento de águas.Resumo
O desenvolvimento de novos coagulantes e floculantes, baseados em matérias primas naturais biodegradáveis abundantes na natureza, vem ganhando cada vez mais espaço nos centros de pesquisa como uma tecnologia ambiental que segue o conceito de materiais eco friendly e os princípios da química verde propostos na década de 90. Quando bem explorados, esses agentes multifuncionais podem permitir a redução do custo operacional do tratamento de água e expandir o acesso a esse recurso. Em face as perspectivas promissoras do uso de produtos naturais como fontes de biocompostos, esta revisão tem como objetivos compilar os diversos estudos desenvolvidos nos últimos anos que relatam a obtenção e eficiência de materiais naturais como agentes coagulantes e floculantes de águas para abastecimento, com ênfase na quitosana, sementes da espécie Moringa oleífera e taninos vegetais. Em paralelo, pretende-se também expor as limitações e malefícios dos coagulantes tradicionais a base de sais inorgânicos e polímeros sintéticos, bem como seus mecanismos de atuação, contrastando com os principais parâmetros físico-químicos utilizados no controle de qualidade de águas naturais e tratadas.Publicado
05-07-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.