Isolation and identification of phenolic compounds from Eryngium glaziovianum stem by Countercurrent Chromatography with off-line HPLC-DAD detection

Autores

  • Roberto Carlos Campos Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Eryngium glaziovianum, flavonoides, substâncias fenólicas, Cromatografia contracorrente, HPLC-DAD off-line

Resumo

O extrato bruto hidroalcoólico do caule da espécie Eryngium glaziovianum (Apiaceae) foi fracionado por Cromatografia Contracorrente (CCC) usando um sistema de solvente de duas fases composto por n-hexano-acetato de etila-metanol-água (0,5: 6: 0,5: 6, v/v) no modo de eluição normal. As frações obtidas por CCC foram analisadas e parcialmente caracterizadas por HPLC-DAD off-line permitindo a identificação de uma mistura de isômeros dos flavonoides glicosilados quercetina 3-O-β-D-galactopiranosídeo e quercetina 3-O-β-D glucopiranosídeo, além dos ácidos fenólicos clorogênico e 3,4-dicafeoilquínico. Estas substâncias foram totalmente caracterizadas através da minuciosa análise de seus espectros de ESI-MS/MS e RMN 1D e 2D. Assim, CCC demonstrou ser uma técnica eficiente e rápida para a separação e purificação de metabolitos secundários de fontes naturais e sua combinação com a detecção HPLC-DAD off-line permitiu a análise precisa das frações e a caracterização parcial das substâncias fenólicas.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Campos Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto e pesquisador na área de Química de Produtos Naturais no Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais Walter Mors da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orienta monografias, dissertações e teses na área de Prospecção de Produtos Naturais Bioativos e Biossíntese de Produtos Naturais.

Publicado

05-07-2018