Avaliação do Impacto do Cultivo de Citros sobre os Estoques de Carbono e Nitrogênio das Frações Leves da Matéria Orgânica de Solos Antrópicos (Terras Pretas de Índio) e Solos Adjacentes (Latossolos) da Amazônia Central

Autores

  • Ricardo Soares Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Terra Preta de Índio, Estoques de carbono e nitrogênio, Fracionamento físico da matéria orgânica, mudanças climáticas globais.

Resumo

As Terras Pretas de Índio (TPI) são solos eficientes em reter grande quantidade de matéria orgânica, mas ainda são pouco conhecidas quanto aos efeitos sobre as frações físicas do solo nestes ambientes tropicais. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi avaliar as distribuições espaciais e em profundidade das frações orgânicas leves e o estoque de carbono e nitrogênio em Latossolo Amarelo com A antrópico (TPI) comparado a um Latossolo Amarelo distrófico típico (LA), sob o mesmo cultivo de laranja Pêra Rio (Citrus sinensis (L.) Osbeck) na Costa do Laranjal, Manacapuru – AM. O fracionamento físico foi determinado pelo método densimétrico, onde foram extraídas as frações leves livres e intra-agregadas em solução de iodeto de sódio. Foram realizadas análises de granulometria, fertilidade e carbono orgânico total (C) dos solos. Os resultados demonstraram que o carbono, ao se comparar TPI e LA, foi maior na TPI, tendo sido expresso também nos estoques de carbono. Finalmente, as concentrações de carbono da Fração Leve Livre foram maiores que os teores de carbono da Fração Leve Intra-agregada na TPI e no LA.

Publicado

08-11-2017