Desenvolvimento, estabilidade e atividade antioxidante de microemulsão contendo óleo de pequi (Caryocar brasiliense Camb.)
Palavras-chave:
Caryocar brasiliense Camb., Microemulsão, Atividade antioxidanteResumo
O estudo de veículos para administração de fármacos pode potencializar a ação das substâncias veiculadas aos mesmos e a avaliação de seus parâmetros de qualidade evidencia o comportamento dos componentes da formulação. Este estudo teve como objetivo obter formulações microemulsionadas contendo óleo de pequi (Caryocar brasiliense Camb.) e determinar sua estabilidade, além da sua potencial atividade antioxidante. Os diagramas de fases pseudoternários foram construídos usando uma mistura dos surfactantes oleato de sorbitano (Span 80), Polisorbato 80 (Tween 80) e o co surfactante, 1 -butanol, além dos triglicerídeos de ácido cáprico/caprílico (Polymol 812) e água destilada. O óleo de pequi foi incorporado na proporção de 3% (p/p). As microemulsões selecionadas foram submetidas à centrifugação, 14 dias de ciclos gela-degela e análises físico-químicas (pH, condutividade elétrica e índice de refração) e depois avaliadas. Cinco das sete formulações iniciais permaneceram estáveis. As formulações foram submetidas à estabilidade acelerada em triplicata por 90 dias. Duas microemulsões mantiveram estabilidade física e química adequada. Os testes de diâmetro hidrodinâmico mostraram que as duas formulações tinham tamanho de gotícula na faixa dos nanômetros. O perfil reológico mostrou que ambas as formulações apresentavam comportamento newtoniano e viscosidade linear. A análise da potencial atividade antioxidante mostrou que as formulações apresentaram atividade significativa e que essa atividade aumentou quando o óleo de pequi foi adicionado. Concluindo, os sistemas aprovados mantiveram uma estabilidade notável e podem ser usados como um veículo de liberação para o óleo extraído do pequi.Publicado
15-05-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.