Caracterização Química do Extrato Orgânico de Sedimentos em Áreas de Cultivo de Ostras e Mexilhões na Baía Sul de Florianópolis, SC
Palavras-chave:
Ostras, lipídios, sedimento, Florianópolis.Resumo
Santa Catarina se destaca como o maior produtor de ostras e mexilhões do Brasil. As principais espécies cultivadas são a ostra exótica Crassostrea gigas, a nativa Crassostrea rhizophorae e o mexilhão nativo Perna perna. A maior parte da produção concentra-se no município de Florianópolis. Este trabalho objetivou estudar possíveis alterações na composição química de sedimentos marinhos causadas pelo intenso cultivo de ostras e mexilhões. Para isso 17 amostras sedimentares foram coletadas dentro e fora de dois sítios de cultivo de ostras e mexilhões na Baía Sul de Florianópolis. As razões atômicas C/N de todas as amostras ficaram entre 4,5 e 6,3; já as razões H/C ficaram próximas de 0,8, o que indica uma origem orgânica planctônica. As concentrações de fósforo total para ambos os sítios variaram entre 73 e 355 ug g-1 de sedimento seco, sendo que dentro dos sítios a concentração de fósforo orgânico foi maior do que inorgânico. Hidrocarbonetos alifáticos, de n-C11 a n-C40, foram encontrados nas amostras dos dois sítios com concentrações totais que variaram de 0,5 a 23 ug g-1, mas não foi constatada diferença estatística significativa entre amostras presentes dentro e fora dos sítios. Esteróis de fitoplâncton e de plantas superiores foram encontrados em todas as amostras, com concentrações totais entre 3 e 22 ug g-1. Com exceção do colesterol, não foi observada diferenças entre os sedimentos presentes dentro e fora dos sítios que pudesse ser associada ao cultivo de moluscos. A composição de ácidos monocarboxílicos foi semelhante para todas as amostras em ambos os sítios. A análise do extrato orgânico dos biodetritos, fezes e pseudofezes de ostras Crassostrea gigas não mostrou nenhum esterol ou ácido carboxílico diferente dos encontrados nas amostras sedimentares. Os resultados obtidos mostraram poucas diferenças entre a composição química dos sedimentos presentes dentro e fora dos sítios, sendo a mais significativa em relação ao fósforo. Os perfis das classes de compostos orgânicos estudados foram todos relativamente semelhantes em todas as amostras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.