Teatro no Ensino de Química: Relato de experiência
Palavras-chave:
Ensino de Química, Atividades lúdicas, Relato de Experiência, Teatro Científico.Resumo
O Ensino de Química no contexto atual exige que educadores busquem cada vez mais novas ferramentas de ensino. A forma tradicional defronta-se com a resistência e apatia dos alunos. A fim de modificar essa tendência, muitas metodologias interessantes vêm sendo propostas. Dentre elas, uma que vem ganhando bastante destaque, é o teatro científico, que une arte e ciência no palco. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências envolvendo teatro científico no Ensino de Química, através de 6 montagens cênicas, decorrentes de três anos de pesquisas e divulgação científica teatral em parceria com a Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC) e outras Instituições de Ensino Superior do país. As peças produzidas foram: “A Liga da Ciência”, “O Alquimista”, “Somos o que Comemos?”, “Lampião e Maria Bonita em Busca da Química do Amor”, “Os Vingadores Químicos” e “Doutorado em Química do Amor”. Para analisar as contribuições pedagógicas advindas dessa experiência utilizou-se questionários, debates e comentários com a plateia. Os resultados apontam que através deste meio de divulgação científica foi possível estimular o aprendizado da Química e a motivação dos alunos.Publicado
06-09-2018
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.