ÓLEO ESSENCIAL DAS FLORES DE Eugenia klotzschiana (MYRTACEAE): SUA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADES TRIPANOCIDA E CITOTÓXICA IN VITRO
Palavras-chave:
Química de Produtos NaturaisResumo
A Doença de Chagas é causada pelo Trypanosoma cruzi e os medicamentos mais utilizados em seu tratamento são o nifurtimox e benzonidazol, que causam vários efeitos colaterais. O uso de produtos naturais no tratamento de doenças aumentou nos últimos anos e as plantas tornaram-se uma alternativa promissora para o desenvolvimento de novos medicamentos. Portanto, este estudo teve como objetivo determinar a composição química do óleo essencial das flores in natura de Eugenia klotzchiana e avaliar pela primeira vez seus potenciais tripanocida e citotóxico in vitro. O óleo essencial das flores in natura foi obtido por hidrodestilação em aparato Clevenger e sua composição química foi determinada por CG-EM. Os principais compostos encontrados no óleo essencial das flores foram: ?-cariofileno (21,1 %), biciclogermacreno (10,2 %) e espatulenol (20,9 %). Os resultados mostraram que o óleo essencial apresentou promissora atividade tripanocida contra formas tripomastigotas de Trypanosoma cruzi (IC50 = 20,2 ?g/mL) e moderada citotoxicidade sobre fibroblastos na faixa de concentração analisada (CC50 = 250,5 ?g/mL). Em suma, o óleo essencial das flores in natura de Eugenia klotzchiana pode ser considerado uma excelente fonte de compostos bioativos para o desenvolvimento de novos medicamentos antiparasitários.
Palavras-chave: Eugenia klotzchiana, Myrtaceae, óleo essencial, flores, Trypanosoma cruzi, cytotoxic analysis.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.