Determinação dos teores dos micronutrientes minerais por FAAS em raízes de mandioca (Manihot esculenta Crantz) da Amazônia Oriental
Palavras-chave:
Mandioca, Quimiometria, Micronutriente, FAAS, Manganês, Cobre, Zinco, FerroResumo
p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 10); line-height: 120%; text-align: left; }p.western { font-family: "Calibri",serif; font-size: 11pt; }p.cjk { font-family: "Calibri"; font-size: 11pt; }p.ctl { font-size: 11pt; }a:link { color: rgb(0, 0, 255); }O objetivo deste trabalho é determinar a quantidade de micronutrientes Fe, Zn, Mn e Cu de nove amostras de raízes de mandioca por Espectrometria de Absorção Atômica de Chama (FAAS). Quatro amostras foram obtidas de um comércio local, cultivadas sem qualquer informação sobre as condições ambientais de plantio ou colheita. As outras cinco amostras pertencem a um banco ativo de germoplasma (BAG) em condições de plantio e meio ambiente conhecidas. O teor de Fe variou de 0,54 a 5,24%, Zn de 0,38 a 6,55%, Cu de 0,04 a 0,89% e Mn de 0,16 a 0,41%. As amostras comerciais apresentaram resultados esperados para todos os elementos analisados, enquanto que as amostras de BAG apresentaram vantagens na absorção de ferro. Amostras do comércio local não apresentaram ferro em sua composição, mas foram as únicas a apresentarem manganês em sua composição. Tal característica foi, portanto, um parâmetro essencial para distinguir as amostras comerciais das demais. O conhecimento das condições de plantio e meio ambiente é essencial para assegurar prováveis ??fatores exógenos que podem causar variações na absorção de micronutrientes. Esse fator deve ser levado em conta ao estimar a absorção de micronutrientes em amostras de mandioca.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.