Avaliação dos parâmetros físico-químicos da água de abastecimento em diferentes bairros do Município de Salvaterra (Arquipélago do Marajó, PA)
Palavras-chave:
água de abastecimento, análises físico-químicas, análise multivariada.Resumo
a água, por possuir um papel fundamental para os seres vivos, deve ser obtida de fontes de abastecimento confiáveis, de tal modo que suas propriedades não sofram alterações bruscas entre o tratamento e a distribuição. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo verificar por meio de análises físico-químicas, se a água que é tratada e distribuída pela companhia de abastecimento local no município de Salvaterra sofre variações em suas propriedades físicas e químicas do tratamento até a distribuição, bem como comparar os resultados com a portaria 2.914 do Ministério da Saúde. Para as análises físico-químicas foram empregados os métodos instrumental e volumétrico. Os resultados das análises foram submetidos ao teste de Tukey, Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise Hierárquica de Cluster (HCA). Os dados revelaram que os parâmetros analisados estão em conformidade com a portaria 2.914 do Ministério da Saúde, no entanto não são suficientes para explicar a variação dos parâmetros entre a ETA e os bairros, assim, faz-se necessário um estudo de monitoramento, associado a análises microbiológicas para fins de potabilidade.Publicado
08-11-2017
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.