Avaliação Físico-Química de Preparados Sólidos para Refresco de Diferentes Marcas e Sabores

Autores

  • ANA JÚLIA MÜLLER UNIVATES
  • JÚLIA G.S. TISCHER UNIVATES
  • ENIZ CONCEIÇÃO OLIVEIRA UNIVATES
  • Wolmir José Böckel Univates

Palavras-chave:

Corante artificial, Eritrosina, Acidulante, Sódio.

Resumo

Os preparados sólidos para refresco são utilizados na elaboração de bebidas não alcoólicas através de sua diluição em água, simulando o sabor de fruta natural. Possuem um preço de mercado mais acessível que as bebidas prontas para o consumo, porém, alguns parâmetros ainda não estão normatizados pela legislação brasileira. Desta forma, este trabalho traz o resultado de análises físico-químicas de cinco diferentes marcas de preparados sólidos para refresco e sua relação com os valores encontrados no referencial científico e na legislação brasileira. Os parâmetros avaliados foram: acidulantes, atividade de água (aw), corantes artificiais, potencial hidrogeniônico (pH), sódio e sólidos solúveis totais (°Brix). Os resultados para o sódio foram comparados com os valores declarados nos rótulos das amostras, excedendo o valor em algumas marcas. Os teores de acidulantes variaram de 3,1 a 16,6 % e a atividade de água entre 0,390 e 0,451. Em relação aos resultados obtidos para os corantes artificiais, as marcas A, B e D apresentaram resultados acima do limite permitido (1 mg.100 mL-1) para o corante Eritrosina. Desta forma, verificou-se que apenas em relação ao teor de corantes artificiais, nas marcas A, B e D há resultados que não estão em conformidade com o que preconiza a legislação brasileira, sendo que para os demais parâmetros não há limites estabelecidos por lei.

Biografia do Autor

ANA JÚLIA MÜLLER, UNIVATES

possui graduação em Química Industrial pelo Centro Universitário Univates (2013)

JÚLIA G.S. TISCHER, UNIVATES

Possui Graduação em Química Industrial (2004), Especialização em Tecnologia de Alimentos (2007) pelo Centro Universitário Univates e Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é Responsável Técnica no Laboratório Unianálises/Univates na área de Leite e Nutrição Animal. Tem experiência em Laboratório de Físico-química e Programa de Qualidade ISO 17025.

ENIZ CONCEIÇÃO OLIVEIRA, UNIVATES

Possui graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). É professora titular do Centro Universitário Univates. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica e Ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente; Espaço e Problemas Socioambientais; Ciência, Sociedade e Ensino; Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino; Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente realiza pós-doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.


Wolmir José Böckel, Univates

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1998), formação pedagógica em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) com ênfase em Química Analítica e Instrumentação Analítica. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica, atuante principalmente nos seguintes temas: óleo essencial, hidrodestilação, detector oscilométrico, instrumentação em eletroforese capilar, eletroanalítica em biodiesel, modelagem matemática, alimentos orgânicos. Atuou em projeto de pesquisa com auxílio financeiro CNPq de 2003 até 2007 com o tema Determinação de Triacilglicerídeos em Microemulsões de Óleo de Soja por Cromatografia Eletrocinética com Detecção Oscilométrica e projeto de pesquisa com auxílio FINEP de 2006 à 2010 com o tema Implantação da Rede de Estudos e Projetos sobre Armazenamento de Biodiesel no Âmbito da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel, ambos na Instituição UFRGS. Atualmente exerce a função de Professor Adjunto, desde 2012 e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, desde 2013, no Centro Universitário UNIVATES atuando em cursos de graduação, pós-graduação, é coordenador de projeto de extensão Feira de Ciências com fomento CNPq e projetos de pesquisa nas áreas do Ensino e da Química Analítica. Atua em projeto interdisciplinar de alimentos orgânicos com auxílio financeiro CNPq, é coordenador de projeto P&D em produtos alimentícios orgânicos no TECNOVATES do Centro Universitário UNIVATES.

Publicado

06-09-2018