Miniaturização de uma célula eletroquímica em um experimento didático de voltametria cíclica: economizando reagentes e minimizando a geração de resíduos
Palavras-chave:
química verde, ferricianeto, eletroquímicaResumo
Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma célula eletroquímica miniaturizada para ser aplicada em experimentos didáticos envolvendo voltametria cíclica. O principal objetivo é propor um experimento para cursos de graduação que respeite os conceitos da Química Analítica Verde e envolva o aprendizado de alguns conceitos de eletroquímica e química analítica. As técnicas eletroanalíticas são exemplos de práticas “verde” de análise, pois normalmente utilizam pequenos volumes de solução, possuem alta sensibilidade e são facilmente miniaturizadas e automatizadas. Assim, o entendimento dos conceitos eletroquímicos é de grande importância aos alunos e, para auxiliá-los, experimentos didáticos que respeitem o meio ambiente e empreguem materiais alternativos de baixo custo são extremamente bem vindos. Neste contexto, este trabalho demonstra que uma célula miniaturizada construída com ponteiras de micropipetas pode ser empregada com êxito no estudo de processos eletródicos reversíveis por voltametria cíclica. A célula eletroquímica proposta não apenas apresenta o mesmo desempenho de uma célula eletroquímica de tamanho convencional, como também reduz drasticamente o consumo de reagentes e a geração de resíduos químicos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.