Afinidade e Espontaneidade de Interações Fenol e Mn (II) em Sistemas Aquosos Simples e Binários em Sítios Adsorventes de Caulinitas
Palavras-chave:
Adsorção, Rejeito de caulimResumo
Este estudo visa à caracterização de adsorventes, preparados a partir de rejeito de caulim sem tratamento (RCST) e tratado com ácido húmico (RCAH), e aplicabilidade nos processos de adsorção de fenol e Mn (II), em sistemas aquosos simples (SS) e binário (SB). A caracterização dos materiais foi feita por DRX, espectros FTIR, MEV/EDS e ATD/DTG. A avaliação das afinidades dos processos de interações fenol e Mn (II) nos sítios adsorventes das caulinitas foi efetuada a partir dos coeficientes de distribuição Kd e a viabilidade e espontaneidade foram investigadas com base nos cálculos do coeficiente de separação (KR) e energia livre de Gibbs (?Go), respectivamente. Os resultados não indicaram diferenças aparentes nos espectros FTIR e padrões de DRX dos adsorventes, mas foi verificado que as curvas ATD e DTG do RCAH, se diferenciam em relação ás do RCST, principalmente na faixa de temperatura 350 a 400 oC, devido à decomposição do ácido húmico. Nos processos de adsorção foi verificado que qmáx do fenol e Mn (II) nos sistemas simples e binários seguiu a ordem de adsorção RCAH>RCST e RCST>RCAH, respectivamente. A afinidade de adsorção do fenol em sistemas simples e binários segue a ordem RCAH>RCST, sendo menor nos sistemas binários. Por outro lado, a presença de fenol favorece o aumento de afinidade e viabilidade dos processos de adsorção do Mn (II) nos sítios adsorventes das caulinitas. Os processos de adsorção foram considerados espontâneos, sendo de natureza física nos sistemas simples e físico-químicos nos sistemas binários.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.