Estudo do Potencial Adsortivo de Alaranjado de metila por Resíduo Proveniente do Processo de Obtenção do Silício Metálico

Autores

  • Karyme Souza Vilhena Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Adsorção, Alaranjado de Metila, Espectrofotometria UV-VIS

Resumo

A busca por materiais alternativos e de baixo custo aplicados no tratamento de efluentes industriais tem crescido nos últimos anos, a aplicação de materiais de origem natural ou resíduos alternativos contendo carbono vem despertando o interesse para o desenvolvimento de tecnologias que não agridem o meio ambiente. Neste estudo foi investigada a capacidade de adsorção do corante alaranjado de metila pelo resíduo industrial proveniente do processo de produção do silício metálico através de espectrofotometria UV-VIS. Foram determinados o ponto de carga zero, composição química, isotermas de adsorção de cinética e equilíbrio e os resultados obtidos foram aplicados a modelos de pseudo primera-ordem, pseudo segunda-ordem e Weber-Morris para os modelos de cinética de adsorção e modelo de Freundlich, Temkin e Dubinin-Radushkevich para os ensaios de equilíbrio.

Biografia do Autor

Karyme Souza Vilhena, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Química Licenciatura tendo obtido, em seguida, o título de Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal do Pará, sendo este por meio de Doutorado direto. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos materiais atuando no curso de Engenharia Civil e no programa de mestrado em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental com qualidade da água, adsorção, modelos de isotermas e caracterização química; ale´m de atuar na área de Química orgânica e de Produtos Naturais, principalmente nos seguintes temas: terpenos, extratos de plantas, óleo essencial, alelopatia, química orgânica, cromatografia clássica, Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Cromatografia Gasosa (CG) e Espectrometria de Massas (EM). Trabalha como Docente Adjunto Nível-4 da Universidade Federal do Pará no campus Universitário de Tucuruí e é coordenadora do programa de Mestrado em Engenharia de Barragem e Gestão Ambiental da Universidade Federal do Pará.

Publicado

04-04-2017