Redução de Consumo de Combustível em Veículos de Carga Rodoviários: Uma Abordagem Numérica e Analítica
Palavras-chave:
CFD, Consumo de Combustível, Aerodinâmica Veicular.Resumo
O Brasil, segundo órgãos regulatórios do país, possui 1.584.402 quilômetros de rodovia, números bem superiores aos 30.129 quilômetros de malha ferroviária ou 20.956 quilômetros de hidrovias utilizadas economicamente. Dada a relevância do modal de transporte rodoviário para o país, minimizações da necessidade de insumos em suas operações têm significativos impactos. Dos insumos necessários à operação deste modo de transporte o combustível, devido ao crescente custo e significativo impacto ambiental que ocasiona, é frequente alvo de interesse. O presente trabalho analisou através de fluidodinâmica computacional o impacto de defletores de ar veiculares no arrasto aerodinâmico e computou, através de método analítico, o impacto das reduções de arrasto no consumo de combustível. Simulações tridimensionais através do modelo de turbulência SST k-? resultaram em redução de 36% no arrasto aerodinâmico que ocasionam reduções de consumo dependentes da carga total do veículo, variando entre 33% e 35% para cargas totais entre 10 e 20 toneladas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.