Redes de Colaboração Científica do INCT de Energia e Ambiente
Palavras-chave:
Teoria de redes, redes de coautoria, INCT EA.Resumo
Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) objetivam dinamizar e agregar, através de articulações, os grupos referências em áreas estratégicas visando o desenvolvimento sustentável do Brasil. Dentre as metas para a criação dos INCT, pode-se destacar a necessidade de mobilizar e agregar de forma articulada os grupos de excelência em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento da rede de colaboração do INCT de Energia e Ambiente (INCT EA) no período de 2009 a 2014. Para tanto, foram criados bancos de dados padronizados utilizando às publicações periódicas dos pesquisadores do INCT EA (periódicos indexados descritos nos relatórios de atividades anuais do INCT EA e currículo lattes). Após validação das informações, foram gerados atributos específicos para construção e avaliação das redes formadas. As propriedades das redes geradas foram calculadas, analisadas e interpretadas. É observada a existência do fenômeno small world na rede de colaboração do INCT EA, assim como as distribuições de graus das redes de coautoria antes e depois da criação do instituto sugerem a existência de uma lei de potência. Através dos resultados obtidos neste estudo foi possível concluir que o INCT EA cumpre seu papel quanto às articulações geradas entre o grupo de pesquisadores. Grande parte dos principais pesquisadores/articuladores do INCT EA compõe o comitê gestor do Instituto. Isto fortalece a rede de colaboração e impulsiona a disseminação do conhecimento para o desenvolvimento da Ciência, Inovação e Tecnologia no Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.