Análise da Influência do Processo de Soldagem GTAW na Microestrutura e Resistência à Corrosão do Aço Superduplex UNS S32760
Palavras-chave:
Superduplex, Soldagem, Corrosão, Microestrutura, UNS S32760.Resumo
A utilização de aço Superduplex nos equipamentos e tubulações do processo produtivo da indústria Oil & Gás atendem a necessidade de alta resistência à corrosão, por apresentarem elevado PREN (Pitting Resistance Equivalent Number) e excelentes propriedades mecânicas. Porém, por causa da grande presença de elementos na liga, estes aços podem sofrer perda de resistência à corrosão e fragilização quando submetidos a aquecimentos localizados. Isto ocorre devido ao desbalanceamento das fases ferrita (delta) e austenita (gama); formação de fases deletérias - Sigma (sigma), Chi (chi), austenita secundária (gama2) e precipitados de Nitreto de Cromo (Cr2N). Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência do processo de soldagem do aço Superduplex UNS S32760 submetido ao calor do arco do processo GTAW. Através do processo de soldagem, o material foi submetido a um aporte térmico de 1.116 J/mm. A amostra foi analisada por microscopia óptica e eletrônica de varredura, antes e depois do ensaio de corrosão, segundo método A da norma ASTM G48. Foi realizada, também, ensaio de microdureza na seção transversal do corpo para determinação das mudanças de comportamento mecânico localizado causado pela mudança microestrutural. Determinou-se: (a) as porcentagens de cada fase presente na amostra, antes do processamento; (b) o perfil de microdureza após a soldagem; (c) a possível precipitação de fases deletérias, esta associada à composição química da liga; (d) as regiões e fases preferencialmente atacadas no ensaio de corrosão; e (e) as morfologias de pites encontradas após o ensaio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.