Célula solar de Grätzel: uma proposta de experimentação interdisciplinar

Autores

  • Leonardo Alves Rocha UFSJ
  • Ana Beatriz Ferreira Vitoreti UFSJ
  • Roberto Vaz UFSJ
  • Leticia Gazola Tartuci UFSJ
  • Jefferson Luis Ferrari UFSJ
  • Marco Antonio Schiavon Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Célula solar, educação química, interdisciplinaridade

Resumo

Nesse artigo um experimento foi avaliado para explorar e difundir a temática de energia solar em um contexto interdisciplinar para diferentes cursos de graduação. Inicialmente o trabalho foi proposto como uma atividade de uma disciplina de pós-graduação para alunos de mestrado e doutorado. A partir dessa atividade, foi aplicado um experimento envolvendo células solares sensibilizadas por corante, avaliada em diferentes cursos de graduação na forma de minicursos. Células solares sensibilizadas por corante foram montadas pelos estudantes, para melhor compreensão sobre a construção e operação dessas células. Foram desenvolvidas algumas adaptações no experimento para o ambiente de sala de aula, facilitando sua execução, fora de um laboratório de pesquisa. Os conhecimentos obtidos pelos estudantes foram avaliados a partir de um questionário e seus resultados são discutidos. A adaptação de um roteiro experimental envolvendo células solares no ambiente de graduação influenciou positivamente na formação dos alunos. 

Biografia do Autor

Marco Antonio Schiavon, Universidade Federal de São João del-Rei

Departamento de Ciências Naturais

Química

Publicado

13-03-2017