Jogo das Soluções: Simulando um Experimento no Laboratório de Química Utilizando uma Proposta Lúdica Para o Ensino Médio
Palavras-chave:
Jogo, soluções, ensino de química, lúdicoResumo
Este trabalho aborda a criação de um jogo que simula o experimento de preparo e diluição de soluções. Este foi imaginado devido às dificuldades encontradas no ensino de Química, como a falta de laboratórios em eventuais escolas brasileiras. A ideia é de somar o lúdico e o pedagógico na abordagem do conteúdo de soluções. O jogo possui fichas, cartas e tabuleiro, materiais acessíveis e que podem ser reproduzidos em outras instituições de ensino. O projeto foi executado em uma escola pública, com 50 alunos do 2º ano do Ensino Médio. A aquisição dos resultados se deu pela aplicação de questionários, que foram distribuídos para os estudantes e ao professor da disciplina. O jogo foi bem aceito pela comunidade escolar, pois foi relatado que essa ideia auxiliou no processo de aprendizagem, além de possuir um caráter inovador devido à característica lúdica e dinâmica. Foi constatado que o jogo contribuiu para os alunos assimilarem melhor conceitos de concentração, diluição, molaridade, vidrarias, regras de segurança em laboratório e aplicações destes tópicos no contexto dos estudantes.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.