Autores
-
Genice Iurckevicz
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco
-
Patrícia Teixeira Marques
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco
-
Vanderlei Aparecido de Lima
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco
Palavras-chave:
Amido aniônico, reticulação, diclofenaco de sódio
Resumo
Neste trabalho produziu-se micropartículas de amido de mandioca reticulado com trimetafosfato de sódio (TMFS) para incorporar o fármaco diclofenaco de sódio (DS). As amostras foram caracterizadas espectroscopicamente, quanto ao seu grau de reticulação e cinética de liberação, utilizando-se alguns modelos propostos na literatura como: primeira ordem, segunda ordem, Peppas e Higuchi. A partir de um delineamento fatorial com 3 concentrações de amido (5; 7,5 e 10%), 3 concentrações de reticulante (15; 22,5 e 30%) e 3 tempos de reação de reticulação (2; 5 e 8 horas), verificou-se que as amostras que mais incorporaram DS foram A5R15t2; A10R30t2 e A7,5R22,5t5 com um valor médio de 13,21 mg/g. Somente a concentração de amido influenciou significativamente na incorporação de DS. Constatou-se que o tempo de reação, assim como a concentração de agente reticulante, não influenciaram a incorporação de DS com nível de confiança de 90%. Os modelos matemáticos de liberação que melhor se adequaram aos experimentos foram o de Peppas (R² médio 0,95), Higuchi (R² médio 0,97) e Primeira ordem (R² médio 0,97).
Biografia do Autor
Genice Iurckevicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco
Graduada em Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Doutoranda em Química Aplicada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Patrícia Teixeira Marques, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atua na área de Físico-Química com ênfase nos seguintes temas: elaboração e caracterização de biofilmes para aplicação em embalagens; modificação química de matrizes poliméricas para imobilização de agentes ativos.
Vanderlei Aparecido de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus Pato Branco
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Londrina (1990), mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Centro de Biotecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: lipases, lipases bacterianas, óleo vegetal, microorganismos lipolíticos e lipase. Atua também na área de genética e transformação bacteriana. Possui experiência em delineamento experimental, delineamento composto central rotacional, metodologia de superíficie de resposta e estatística univariada e multivariada.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.