Modelagem molecular como ferramenta motivadora no ensino-aprendizagem em mecanismos de reações de Diels-Alder

Autores

  • Cristiano Melo Ramos universidade do Estado do Amapá
  • Leonardo Almeida Ramos universidade do Estado do Amapá
  • Cleison Carvalho Lobato Universidade Federal do Amapá
  • Lorane Izabel Silva Hage Melim Universidade Federal do Amapá
  • Cleydson Breno Rodrigues Santos Universidade Federal do Amapá

Palavras-chave:

Modelagem molecular, Motivação, Ensino-aprendizagem, Reação Diels-Alder

Resumo

Resumo: O estudo teve como objetivo mostrar as potencialidades da modelagem molecular como ferramenta didático-pedagógica motivadora no processo de ensino e aprendizagem na elucidação dos mecanismos de reações orgânicas de Diels-Alder. A pesquisa de campo realizada com acadêmicos de duas turmas distintas de Química demonstrou que nenhuma possuem em sua matriz curricular, disciplinas associadas à química computacional e modelagem molecular, e apenas 20% dos graduandos souberam descrever sua finalidade e metade nunca tiveram contato com os softwares estudados. Posteriormente, foi observado que 75% dos estudantes tiveram suas perspectivas atendidas em relação à modelagem molecular, sendo categóricos (100%) em afirmar que a mesma pode ser uma ferramenta motivadora viável e válida. O dinamismo do processo de ensino-aprendizagem faz com que o passar dos anos, alguns aspectos e recursos didáticos devem ser substituídos, exigindo aperfeiçoamento constante, a busca de novos e a mudança de velhos paradigmas para que se possa surgir práticas docentes inovadoras.

Biografia do Autor

Cristiano Melo Ramos, universidade do Estado do Amapá

Graduado em Química pela Universidade do Estado do Amapá

Leonardo Almeida Ramos, universidade do Estado do Amapá

Graduado em Química pela Universidade do Estado do Amapá

Cleison Carvalho Lobato, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Amapá (2012) e Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior (2013). Professor Auxiliar da Universidade Federal do Amapá - Campus Binacional. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Química Orgânica e Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem molecular, métodos computacionais e Desenvolvimento Computacional de Compostos Bioativos.

Lorane Izabel Silva Hage Melim, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Farmácia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2002). Doutora em Toxicologia pela Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: Veneno de serpente, Inibidores de fospholipase A2, Modelagem molecular: modelagem por homologia, docking, screening. Atualmente é Professora Auxiliar I da Universidade Federal do Amapá, atuando na área de Química Farmacêutica e Planejamento Computacional de Fármacos.

Cleydson Breno Rodrigues Santos, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (Rede BIONORTE/2014), Mestre em Química pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2008) e Graduação em Química Bacharelado pela UFPA (2006). Participa dos grupos de pesquisa em Fármacos e Química Computacional Aplicada. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e atualmente participa dos Programas de Pós-Graduação em Química Medicinal e Modelagem Molecular do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, nível mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêutica da UNIFAP e Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (UFAM - Rede BIONORTE), nível doutorado como coorientador. Realiza trabalhos nas áreas de Química Computacional e Modelagem Molecular, visando simular interações de fármaco-receptores com intuito de esclarecer possíveis mecanismos de ações de novos fármacos da biodiversidade. Tem experiência na área de Química Teórica, Química Computacional e Modelagem Molecular, com ênfase em Ensino-Pesquisa-Extensão

Publicado

26-12-2016