Caracterização Físico-Química da Casca de Ovo de Galinha e Utilização como Fonte para Produção Compostos de Cálcio

Autores

  • Simone Garcia Avila IQ-USP
  • Aleff Rodrigues Santos Universidade Anhanguera de São Paulo

Palavras-chave:

Esta pesquisa teve como objetivo a caracterização físico-química da casca de ovo de galinha e também sua utilização para a produção de carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de cálcio (CaO), substâncias importantes do ponto de vista industrial e social, uma

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo a caracterização físico-química da casca de ovo de galinha e também sua utilização para a produção de carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de cálcio (CaO), substâncias importantes do ponto de vista industrial e social, uma vez que são utilizadas na construção civil, na alimentação e como nutrientes para solos. Técnicas como Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Análise Termogravimétrica (TG) foram utilizadas para a caracterização físico-química das amostras estudadas. Essas técnicas possibilitaram a obtenção de informações sobre a estrutura e superfície da casca de ovo, assim como seu comportamento térmico. Testes mais específicos voltados para a caracterização química também foram realizados. Testes qualitativos foram utilizados para identificar as substâncias presentes na amostra, e posteriormente quantificados a partir de método clássico e instrumental. Procedimentos envolvendo a obtenção de CaO e isolamento de CaCO3 também foram desenvolvidos. O estudo mostrou que a casca de ovo de galinha pode ser uma fonte importante para a produção de CaCO3 e CaO. 

Biografia do Autor

Simone Garcia Avila, IQ-USP

Possui Doutorado (2015) em Ciências (Química), Mestrado (2011) em Ciências (Química Analítica), ambos pelo Instituto de Química da USP e Graduação em Química nas modalidades de Licenciatura Plena (2007) e Bacharelado com Atribuições Tecnológicas (2008) pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Possui experiência na área de síntese de materiais mesoporosos aplicados no processo de captura de CO2, técnicas termoanalíticas e análise de material particulado atmosférico por meio de técnicas cromatográficas. Atua também na área de Ensino de Química. É uma as autoras da obra "Ser Protagonista - Química", coleção aprovado pelo MEC no PNLD 2012 e 2015. Faz parte da Comissão Técnica de Ensino Superior do Conselho Regional de Química (4a Região). Atualmente desenvolve um projeto de Pós Doutoramento (SÍNTESE DE MATERIAIS MONOLÍTICOS POROSOS PARA CONCENTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS EM MATRIZES AMBIENTAIS) no Instituto de Química da USP, sob supervisão do prof. Dr. Jorge Cesar Masini.

Aleff Rodrigues Santos, Universidade Anhanguera de São Paulo

Bacharel em Química (2015) pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNiAN)

Publicado

01-02-2017