Caracterização Físico-Química da Casca de Ovo de Galinha e Utilização como Fonte para Produção Compostos de Cálcio
Palavras-chave:
Esta pesquisa teve como objetivo a caracterização físico-química da casca de ovo de galinha e também sua utilização para a produção de carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de cálcio (CaO), substâncias importantes do ponto de vista industrial e social, umaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo a caracterização físico-química da casca de ovo de galinha e também sua utilização para a produção de carbonato de cálcio (CaCO3) e óxido de cálcio (CaO), substâncias importantes do ponto de vista industrial e social, uma vez que são utilizadas na construção civil, na alimentação e como nutrientes para solos. Técnicas como Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Análise Termogravimétrica (TG) foram utilizadas para a caracterização físico-química das amostras estudadas. Essas técnicas possibilitaram a obtenção de informações sobre a estrutura e superfície da casca de ovo, assim como seu comportamento térmico. Testes mais específicos voltados para a caracterização química também foram realizados. Testes qualitativos foram utilizados para identificar as substâncias presentes na amostra, e posteriormente quantificados a partir de método clássico e instrumental. Procedimentos envolvendo a obtenção de CaO e isolamento de CaCO3 também foram desenvolvidos. O estudo mostrou que a casca de ovo de galinha pode ser uma fonte importante para a produção de CaCO3 e CaO.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.