Avaliação do Uso de Grafeno Como Agente Passivador em Superfície de Cobre

Autores

  • Rogerio Adelino de Sousa Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
  • Augusto César Januário UNIFAE
  • Bruno Ricardo Remédio UNIFAE

Palavras-chave:

Grafeno, Nanolâminas de Grafeno, Corrosão, Camada Passivadora.

Resumo

As Nanolâminas de Grafeno (NG) são compostos de carbono constituídos por uma monocamada de espessura atômica extraída do grafite. Este trabalho propõe a obtenção, estudo das propriedades e aplicações de NG. Na produção de NG propôs-se o método de esfoliação química com modificações, diminuindo o tempo de obtenção das NG e redução no consumo de água. Tal método consiste nas etapas de intercalação das camadas de grafite, da expansão das camadas e da quebra da interação que há entre elas. As NG foram depositadas em peças de cobre, para testes de ataque com ácido sulfúrico 6,0 mol L-1. Os corpos de prova com revestimento de NG não apresentaram modificações significativas na superfície após o ataque ácido. Além do ataque ácido, a superfície dos corpos de prova de cobre receberam um tratamento com FeCl3/HCl para revelar a estrutura macroscópica da superfície, a qual apontou para deposição uniforme das NG com estrutura dos aglomerados bem definidas.

Biografia do Autor

Rogerio Adelino de Sousa, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino

Possui Graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado, ambos em Química, área de concentração em Analítica, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra (10/2008 a 04/2008). Tem experiência na área de Química analítica na determinação de minoxidil usando volumetria, espectrofotometria, análise por injeção em fluxo, eletroanalítica e cromatografia líquida (HPLC). Pós-doutorado pela EMBRAPA instrumentação São Carlos-São Paulo (2009 - 2010). Professor universitário desde 2009 no UNIFAE, membro da Comissão Interna de Avaliação e membro da Comissão de elaboração e desenvolvimento do PDI do UNIFAE. Coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia Química do UNIFAE.

 

Augusto César Januário, UNIFAE

Engenheiro Químico. Graduado pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - UNIFAE (2014). Último cargo ocupado: Estagiário - Analista de Laboratório. Análises: Operação ou confecção de curvas analíticas de equipamentos de alta precisão para análise de bebidas como cromatografia gasosa, espectrometria UV e densimetria e refratometria eletrônica.Participação no XX Cobeq - Congresso Brasileiro de Engenharia Química, apresentando o trabalho intitulado: Produção de grafeno pelo método de esfoliação química e suas potenciais aplicações.

Bruno Ricardo Remédio, UNIFAE

Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE 2015). Atualmente cursa Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) na área de 'Modelagem de dados Termodinâmicos". Atua profissionalmente como professor de Matemática de ensino médio no colégio Della Sant'ana (ANGLO) e na área de tratamento de água desde 2011.

Publicado

16-12-2016