Versatilidade de um sistema em fluxo multicomutado na determinação espectrofotométrica de três analitos

Autores

  • Paulo Roberto Barros Gomes Universidade Federal do Maranhão
  • Helson Souza de Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Anderson de Jesus Dias Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Ridvan Nunes Fernandes Universidade Federal do Maranhão
  • Wellington da Silva Lyra Universidade Federal da Paraíba
  • Francisco Antônio da Silva Cunha Universidade Federal da Paraíba
  • Eduardo Fonseca Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Marcos Leandro Barbosa Ferreira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Wanderson Souza de Lima Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

sistema de injeção em fluxo, multicomutação, injetáveis, comprimidos, águas de torneira

Resumo

Neste trabalho foi desenvolvido um sistema de multicimutação em fluxo para determinação de diclofenaco de sódio, ácido acetilsalicílico e fluoretos em injetáveis, comprimidos e águas de torneira, respectivamente. Para diclofenaco de sódio o método usado foi baseado em sua reação com permanganato de potássio (20 - 80 mg L-1). Para ácido acetilsalicílico o método usado foi baseado na reação de Trinder após hidrólise alcalina do analito (25 - 100 mg L-1). Para íons fluoreto o método usado foi o bem conhecido SPADNS (0.4 - 1.6 mg L-1). Resultados foram comparados com seus respectivos métodos de referência e, aplicando o teste-t emparelhado, nenhuma diferença estatísticamente significativa foi verificada entre eles ao nível de confiança de 95%. Após a otimização das variáveis do sistema analítico, ele foi capaz de analizar 80, 72 e 68 amostras h-1 contendo diclofenaco de sódio, ácido acetilsalicílico e fluoretos, respectivamente com geração de resíduos reduzida de acordo com os princípios básicos da química verde.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Lyra, Universidade Federal da Paraíba

Sou graduado (Licenciatura e bacharelado) em química pela UFPB. Sou mestre e doutor em química analítica pela UFPB. Trabalho como químico na UFPB.

Trabalho nas seguintes áreas de pesquisa: espectrometria atômica/molecular, métodos quimiométricos em química analítica analítica, desenvolvimento de metodologias analíticas baseadas em imagens digitais e desenvolvimento de instrumentação, metodologias e sistemas automáticos de análise química.

Publicado

24-03-2017