Prêmio Nobel de Medicina de 2015: Reconhecida Contribuição Contras Doenças Negligenciadas

Autores

  • Ingrid C. Chipoline Universidade Federal Fluminense
  • Paulo Anastácio F. Pacheco Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Prêmio Nobel, Doenças Negligenciadas, Drogas Antiparasitárias.

Resumo

O Prêmio Nobel em Fisiologia ou Medicina foi concedido a três cientistas que descobriram novas terapias para doenças negligenciadas: William C. Campbell and Satoshi Omura devido a descoberta da avermectina, uma droga que combate a cegueira dos rios e filaríase linfática; Youyou Tu devido a descoberta da artemisina, uma substânica eficaz contra o parasita da Malária.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160072

Biografia do Autor

Ingrid C. Chipoline, Universidade Federal Fluminense

Nasceu em 21 de maio de 1993, na cidade de Niterói-RJ. Iniciou bacharelado em Química Industrial em 2011 na Universidade Federal Fluminense. Desde 2012 desenvolve projetos na área de Síntese Orgânica no laboratório da mesma universidade, orientada pelos professores Vitor Francisco Ferreira e Fernando de Carvalho da Silva. Atualmente está desenvolvendo Síntese de Análogos da Lapachona contendo núcleo 1,2,3-triazólico.

Paulo Anastácio F. Pacheco, Universidade Federal Fluminense

Nasceu em 1987 na cidade de Rio de Janeiro, Brasil. Concluiu bacharelado em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2010. No ano seguinte, iniciou seu mestrado em Biologia Celular pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC-FIOCRUZ). Após conclusão, decidiu iniciar seu PhD em Química pela Universidade Federal Fluminense, onde atualmente desenvolve um projeto na área de síntese orgânica ligado a um laboratório da mesma universidade.

Downloads

Publicado

14-06-2016