Considerações Gerais sobre o Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino de Química Analítica
Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem (AVA), Tecnologia de informação e comunicação (TIC), Química Analítica, equilíbrio químico.Resumo
Com os avanços tecnológicos, novos recursos têm contribuído para a melhoria da comunicação e compartilhamento de informações e, por isso, esses recursos têm sido utilizados como ferramentas de ensino. Essas ferramentas, como o computador, vídeos, internet, blogs e outros Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), são chamados de Tecnologias de Informação e Comunicação, ou popularmente TICs. A fim de discutir a contribuição das TICs no ensino de química, este trabalho utilizou o AVA em uma disciplina presencial de química analítica qualitativa da Universidade Federal do Espírito Santo. Utilizando recursos encontrados no AVA, foram disponibilizados, durante o curso, artigos para leitura, listas de exercícios com resposta, videoaulas, materiais de apoio, vídeos e fóruns com o intuito de apresentar uma multiplicidade na maneira como o conhecimento científico pode ser compartilhado, além de facilitar a compreensão desse conhecimento. Como resultado disso, observou-se uma participação positiva da turma no AVA (171 acessos por aluno durante o curso), somado a opinião dos alunos de que a utilização do AVA no ensino presencial pode contribuir com o processo de ensino aprendizagem de química analítica. Ao final desse processo, é possível constatar que as TICs podem colaborar com o ensino de química e suas potencialidades devem ser ainda mais exploradas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.