Determinação de Metais em Espécies Florestais da Amazônia

Autores

  • Paulo Alexandre P. F. G. das Neves Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Manoel T. de Paula Universidade do Estado do Pará
  • Cristine B. do Amarante Museu Paraense Emílio Goeldi
  • Bruno S. Carneiro Instituto Evandro Chagas
  • Kelson C. F. Faial Instituto Evandro Chagas
  • Lorena de Cássia S. Mendes Instituto Evandro Chagas
  • Wander Gustavo Botero Universidade Federal de Alagoas
  • Caio Renan G. Serrão Universidade do Estado do Pará
  • Heronides Adonias Dantas Filho Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Euterpe oleracea Mart., Carapa guianensis Aubl., Hymenaea courbaril L., metais, análise multivariada.

Resumo

As plantas podem ser utilizadas como monitores biológicos, pois apresentam uma sensibilidade relativamente maior em relação aos animais, pois estão fortemente integradas no ambiente em que vivem e consequentemente permitem uma avaliação mais precisa sobre uma área específica.  O presente trabalho teve como objetivo determinar o teor de metais (Al, Cr, Mn, Ni e Zn) em folhas de espécies nativas da Amazônia: açaí (Euterpe oleracea Mart.), andiroba (Carapa guianensis Aubl.) e jatobá (Hymenaea courbaril L.), e correlacionar com os parâmetros de crescimento (altura e diâmetro) e os macronutrientes Ca e Mg por análise multivariada (análise de componentes principais - PCA e análise de agrupamento hierárquico - HCA). Os teores de metais foram obtidos por Espectrometria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado. Os resultados obtidos pela PCA e HCA permitiram a visualização de alta correlação entre as variáveis Ca – altura, Mg – altura, Ca – Mn, Zn – diâmetro e Al – Cr. A partir dos resultados obtidos, avalia-se importante a investigação de espécies vegetais nativas da região amazônica, visto que não há estudos com essa abordagem para as espécies estudadas e através de estudos mais aprofundados, tais espécies podem ser utilizadas como bioindicadoras de metais, visto que a região amazônica sofre pressão ambiental de várias atividades econômicas e carece de recursos para monitoramento da qualidade do ar.

Biografia do Autor

Paulo Alexandre P. F. G. das Neves, Museu Paraense Emílio Goeldi

Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atou no Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi (2014-2015). É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Química, Ensino de Química e Meio Ambiente. Atualmente é aluno do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (PPG-BIONORTE).

Manoel T. de Paula, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1990), mestrado em Agronomia (Biologia Vegetal Tropical) pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1998) e doutorado em Ciências Agrárias (Agroecossistemas da Amazônia) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008). Atualmente atua como Professor Adjunto I do curso de graduação em Engenharia Florestal e do mestrado em Ciências Ambientais do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado Pará.

Cristine B. do Amarante, Museu Paraense Emílio Goeldi

Pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (CCTE). Coordenadora do Laboratório de Análises Químicas do Museu Paraense Emílio Goeldi (LAQGoeldi). Possui Doutorado em Química (2010) na área de Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Pará. Possui mestrado em Engenharia Química na área de Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (2005), especialização em Óleos Vegetais (2003), graduação em Engenharia Química (1999) e em Química Industrial (2005), todos pela Universidade Federal do Pará.

Bruno S. Carneiro, Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1999) e mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2003) . Atualmente é Pesquisador do Instituto Evandro Chagas. Tem experiência na área de Geociências , com ênfase em Geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Caulim, Geoquímica, Mineralogia, caulim duro, Rejeito.

Kelson C. F. Faial, Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2006) e Mestrado em Química Analítica pelo PPGQ - UFPA. Atualmente é pesquisador do Instituto Evandro Chagas (IEC), Professor de Química no Estado do Pará e Aluno de Doutorado no Programa de Pós - Graduação em Química pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental.

Lorena de Cássia S. Mendes, Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2013). Atualmente é Pesquisadora Colaboradora do Instituto Evandro Chagas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente no seguinte tema: bioindicadores e metais traço.

Wander Gustavo Botero, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara (2005). Mestre em Química (Química Analitica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara (Jan/2008). Doutor em Química (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Instituto de Química de Araraquara e Pós-Doutorado na Universidade do Algarve/Portugal (2013-2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca na área de Química Analítica e Ambiental, ministrando disciplinas de Química Geral, Química Analitica, Química Ambiental e Química Analítica Instrumental.

Caio Renan G. Serrão, Universidade do Estado do Pará

Possui Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará, atuando na Linha Meio Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, é graduado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais com Habilitação em Química, pela Universidade do Estado do Pará, participa de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão por meio do Grupo de Pesquisa Ciências e Tecnologias aplicadas à Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Heronides Adonias Dantas Filho, Universidade Federal do Pará

Prof. Adjunto I da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciências (Química Analítica-2007) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria, atuando principalmente nos seguintes temas: Calibração Multivariada, Técnicas de Seleção de Variáveis e Amostras, Técnias Multivariadas de Classificação, Filtragem de Sinais Instrumentais, Planejamento e Otimização de Experimentos, Espectroscopia na Região do Infravermelho Próximo (NIR), Óleo Diesel, Madeira de Eucalipto e outras aplicações em NIR. 

Downloads

Publicado

24-08-2016