Investigação Fitoquímica, Atividade Antioxidante, Antifúngica e Antibacteriana da Parte Aérea da Macrófita Paspalum Repens P. J. Bergius
Palavras-chave:
Antimicrobiano, Antioxidante, Paspalum repens, Constituintes fenólicos.Resumo
Neste trabalho foram realizados estudos químicos e biológicos da parte aérea da macrófita Paspalum repens . A partir da investigação fitoquímica foram isolados o ácido rosmarínico e uma mistura dos flavonoides quercetina 3-O-b-D-glicopiranosideo e quercetina-3-O-b-D-(6”-E-cafeoil) glicopiranosideo. As estruturas dos compostos isolados foram elucidadas com base nos seus espectros de RMN de 1H e 13C (1D e 2D). O extrato bruto e as frações hexano, acetato de etila e n-butanol foram avaliados biologicamente. A fração acetato de etila mostrou atividade antioxidante significante frente ao radical DPPH com CE50 18,88 ± 0,34 mg.mL-1 e fenóis totais EAT 110,79 mg.mL?1. O extrato bruto e as frações hexanica, acetato de etila e n-butanol foram inativos contra os micro-organismos Staphylococcus aureus, Bacillus subtilis, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Candida albicans. O presente estudo é o primeiro sobre esta planta aquática.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.