A Estratégia Estudo de Caso Aplicada à História da Ciência no Ensino de Química

Autores

  • Sandra O. Franco-Patrocínio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivoni Freitas-Reis Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

História da ciência, José Bonifácio, tabela Periódica.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo central fornecer subsídios para o professor de química que almeja trabalhar com metodologias diferenciadas em suas aulas. Utilizamos para tal, a abordagem de um estudioso brasileiro, José Bonifácio de Andrada e Silva, que é muito conhecido como Patriarca da Independência, sendo seu percurso nas ciências desconhecido pela maioria. Propomos, a utilização da estratégia de ensino estudo de caso, como alternativa para aplicação em sala de aula. O estudo de caso visa atrair o educando a pesquisar sobre a descoberta dos minerais petalita e espodumênio e, a partir disso, os discentes perceberem a importância dessa descoberta para a sociedade. Esse trabalho traz elementos para que o professor conheça a trajetória do pesquisador a partir da biografia e descrição de alguns trabalhos realizados por José Bonifácio. Posteriormente tratamos da estratégia de ensino e sua aplicação na sala de aula, em que o docente terá a oportunidade de familiarizar seus estudantes com a história de José Bonifácio de Andrada e Silva, levando em consideração o contexto histórico do início do século XIX, podendo utilizar dessa proposta no momento em que for discutir a tabela periódica e os elementos químicos.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160065

Biografia do Autor

Sandra O. Franco-Patrocínio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Química - Instituto de Ciências Exatas
Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

Ivoni Freitas-Reis, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Química - Instituto de Ciências Exatas
Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

Downloads

Publicado

12-02-2016