Influência do Método de Obtenção de Partículas de Nb2O5 Empregadas em Células Solares Sensibilizadas por Corante Compostas de TiO2/Nb2O5
Palavras-chave:
Célula de Gratzel, energia solar, recombinação, eficiência, sustentabilidade, Pechini, hidrotermal.Resumo
O pentóxido de nióbio (Nb2O5) é um semicondutor capaz de reduzir a perda de eficiência por recombinação em células solares sensibilizadas por corante (CSSC), devido ao alto gap de energia. O objetivo deste trabalho é investigar o desempenho de CSSC contendo Nb2O5 obtido pelo método Pechini e por síntese hidrotermal, misturadas a nanopartículas de TiO2. As técnicas de caracterização utilizadas foram Difração de Raios x (DRX), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espalhamento de Luz Dinâmico (DSL) e polarização potenciodinâmica sob incidência de luz com potência de 100 mWcm2. O DRX confirmou a obtenção da estrutura ortorrômbica do pentóxido de nióbio para ambas as metodologias testadas, o MEV indicou a melhor distribuição do óxido obtido pela síntese hidrotermal, a eficiência foi calculada a partir das curvas de densidade de corrente-potencial (j-v) confirmando a eficiência mais elevada para esta amostra, cerca de 20% superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.