Quantificação de Aminas Primárias nas Fases gasosa e Particulada em Ar Ambiente Impactado pela Combustão de Mistura Diesel/Biodiesel (B5)
Palavras-chave:
Diesel/biodiesel, emissão veicular, poluentes básicos.Resumo
As aminas são substâncias básicas presentes na atmosfera que reagem com espécies ácidas formando material particulado secundário. São geradas durante os processos de combustão e podem causar impacto na saúde humana e nos ecossistemas. A utilização do biodiesel como biocombustível adicionado ao diesel vem crescendo, sendo importante o estudo do impacto do seu uso no ambiente. Foram estudadas quatro aminas alifáticas primárias (metil, etil, propil e butilamina) no terminal central de ônibus urbano em Londrina, onde os veículos circulam utilizando a mistura B5. As aminas foram determinadas por CLAE/DAD após derivatização com isotiocianato de fenila em meio básico. Metil, etil e butilamina foram quantificadas. Na fase gasosa foram obtidas concentrações médias de 86,2; 102 e 224 ng m-3 de metil, etil e butilamina, respectivamente. Na fração fina (2,5) foram obtidas as concentrações médias de 2,90 ng m-3 de metilamina, 10,0 ng m-3de etilamina e 6,87 ng m-3 de butilamina. Pode-se inferir que as aminas gasosas são provenientes diretamente do processo de combustão da mistura B5; metil e etilamina no MP2,5 podem ser resultantes de processos de conversão gás-partículas e butilamina distinguiu-se dos processos de origem ou formação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.