Avaliação de Equações Matemáticas para Predição de Parâmetros de Especificação do Diesel Brasileiro
Palavras-chave:
Equações matemáticas, monitoramento, predição de propriedades, diesel brasileiro, ANP.Resumo
No Brasil, o monitoramento da qualidade do óleo diesel comercial segue procedimentos bastante consolidados, entretanto requerem equipamentos com elevados custos de operação e manutenção. Neste trabalho, foram utilizadas equações matemáticas, disponíveis na literatura, para a obtenção de propriedades físico-químicas do diesel, tais como, densidade, viscosidade cinemática a 40 °C, pontos de ebulição médios, ponto de anilina, grau API, índice de diesel, assim como o índice de cetano e o ponto de fulgor, utilizando dados experimentais de destilação atmosférica (ASTM D86) e massa específica (ASTM D4052). Valores do índice de cetano calculados foram comparados aos obtidos por metodologias ASTM, por meio do test t de Student (nível de significância de 5%), do erro percentual absoluto médio (MAPE), coeficiente de correlação, R, e do boxplot. Para três equações avaliadas, os resultados teóricos e experimentais obtidos para o índice de cetano apresentaram coeficientes de correlação próximos a unidade. Com relação ao teste t de Student, a equação IC_PA foi mais adequada ao nível de significância de 5%, com aplicação de um erro médio absoluto de 0,425 e erro percentual de 0,977 %. Este trabalho apresenta resultados que indicam a possibilidade de uso de metodologias baseadas em equações matemáticas para a predição do número de cetano do diesel brasileiro.
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