O Efeito da Contextualização e do Jogo Didático na Aprendizagem de Funções Orgânicas

Autores

  • Mayara O. de Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Viviane G. P. Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Rafael P. Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Jonas N. Maia Universidade Federal do Ceará
  • Selma Elaine Mazzetto Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Jogo didático, Contextualização, Tema gerador.

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre métodos de ensino que utilizam a contextualização e o jogo didático na aprendizagem de funções orgânicas, tendo as drogas como tema gerador. A metodologia adotada consistiu em ministrar aulas expositivas sobre funções orgânicas de forma distinta em duas turmas de 3º ano do ensino médio. Na turma A, foi dada uma aula contextualizada, destacando os efeitos e estruturas químicas das drogas. Na turma B, a aula teve uma metodologia tradicional seguida pela aplicação de um jogo didático, intitulado MEMOQUÍMICA. A avaliação foi realizada através de questionário destinado à análise da aceitação da metodologia e a verificação do grau de aprendizagem do conteúdo. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes, nas duas turmas, afirmou que a metodologia empregada facilitou a compreensão do assunto abordado e a classificaram como ótima, e que o jogo MEMOQUÍMICA pode ser considerado uma ferramenta na prática pedagógica.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20160057

Biografia do Autor

Mayara O. de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Química (UFC-2013). Atualmente aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Química da UFC. Tem experiência na área de Química de aditivos antioxidantes e produtos sintetizados a partir da biomassa.

Viviane G. P. Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Química (UFC-2013). Licenciada em Química (UFC-2011). Atualmente estudante de Doutorado do curso de Pós-graduação em Química da UFC.  Tem Experiência na área de Química dos Aditivos de Biomassa e Síntese de Macromoléculas (Porfirinas e Ftalocianinas) derivadas do Líquido da Casca da Castanha do Caju (LCC). Possui experiência na área de síntese e caracterização de nanomateriais atuando no estudo e desenvolvimento de nanosistemas contendo nanopartículas metálicas/magnéticas complexadas com macromoléculas para aplicações em fotocatálise heterogênea.

Antônio Rafael P. Arruda, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (2010) e especialização em Ensino de Química pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente aluno de mestrado do Programa de Pós-graduação em Química da UFC. Tem experiência na área de Química.

Francisco Jonas N. Maia, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Quimica (UFC-2006), Bacharel em Quimica (UFC-2007), Mestre em Química (UFC - 2010). Doutor em Química (UFC - 2015). Tem Experiência como professor de Quimica do ensino médio (governo do estado do Ceará 2007-atual). Vem trabalhando no desenvolvimento de antioxidantes derivados do LCC para aplicação em lubrificantes e biocombustíveis.

Selma Elaine Mazzetto, Universidade Federal do Ceará

Bacharelado em Química (USP - 1987), Mestrado em Ciências (USP - 1991), Doutorado em Química (USP - 1994), Pós-Doutorado (Wayne State University Detroit MI - USA 1995/1996), Licenciatura em Química (UFC - 2000), Pós-Doutorado (Università di Salento e Università di Urbino - Itália 2002-2003). Formação complementar (cursos e treinamentos): Didática do Ensino Superior, Educação a Distância (EaD), Avaliadores de Laboratório, Tutoria EaD, Avaliação de Cursos e Institucional (MEC-INEP-SINAES), Professor Conteudista EaD, Cursos Básico-Intermediário-Avançado de Escrita de Patentes (INPI). Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) vinculado a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFC. Pesquisadora CNPq desenvolve suas atividades de ensino/pesquisa/extensão junto ao Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (Professor Titular) na Universidade Federal do Ceará-UFC (1997-atual). Credenciada junto aos programas de pós-graduação de Química (1997-atual) e Rede Nordeste de Biotecnologia-RENORBIO (2007-atual). Desenvolve atividades de pesquisa buscando como metas a vinculação de projetos visando o aproveitamento de recursos regionais renováveis, formação de recursos humanos, inovação tecnológica com transferência de tecnologias para o setor industrial, proteção intelectual e publicações cientificas em jornais especializados com corpo editorial. Coordena e gerencia o Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT), cujas principais linhas de pesquisas são: Tecnologia Química e Biodiversidade Aplicadas a Química Verde e a Biotecnologia em Recursos Naturais, Novos Produtos e Processos Tecnológicos, Química Fina, Materiais Derivados de Biomassa, Aproveitamento de Resíduos, Biodiversidade e Conservação.

Downloads

Publicado

12-06-2016