Separação e Identificação dos Ânions Cloreto, Brometo e Iodeto: Uma Proposta para o Ensino em Química Analítica Qualitativa

Autores

  • Amanda Carolina Souza Universidade Federal de Lavras
  • Daiane Cássia P. Abreu Universidade Federal de Lavras
  • Maísa M. Monteiro Universidade Federal de Lavras
  • Adelir Aparecida Saczk Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Análise sistemática, marcha analítica, análise de íons, halogênios.

Resumo

A disciplina química analítica qualitativa contempla o estudo de cátions e ânions, abordando a identificação e separação destas espécies. Os cátions são classificados em grupos e analisados sistematicamente, de acordo com suas similaridades. Vários métodos de análise têm sido propostos para a determinação aniônica. No entanto, verifica-se na prática a dificuldade de se analisar misturas de determinados ânions, devido à incompatibilidade química ou mesmo à semelhança entre essas espécies.

Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para a separação e a identificação dos ânions cloreto (Cl-), brometo (Br-) e iodeto (I-) para a aplicação em aulas práticas. Realizou-se a precipitação dos ânions Cl-, Br- e I- utilizando-se o reagente nitrato de prata. Parte do precipitado formado foi solubilizado com hidróxido de amônio, resultando na separação do ânion Cl- dos demais ânions. A identificação do ânion Cl- foi realizada por meio de reações de deslocamento de equilíbrio, que levaram à formação do cloreto de prata, um sólido branco. O precipitado, contendo os ânions Br- e I-, foi solubilizado pela tioacetamida, que teve como finalidade a liberação de íons sulfeto (S2-) para a formação do sulfeto de prata. O ânion I- foi oxidado a iodo elementar e caracterizado pela extração com clorofórmio. A caracterização do ânion Br- foi possível pela oxidação deste ânion a bromo elementar e posterior extração com clorofórmio, apresentando nesta fase a coloração laranja.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150151

Biografia do Autor

Amanda Carolina Souza, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Química, Área de Química Analítica

Daiane Cássia P. Abreu, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Química, Área de Química Analítica

Maísa M. Monteiro, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Química, Área de Química Analítica

Adelir Aparecida Saczk, Universidade Federal de Lavras

Departamento de Química, Área de Química Analítica

Downloads

Publicado

23-09-2015