Separação e Identificação dos Ânions Cloreto, Brometo e Iodeto: Uma Proposta para o Ensino em Química Analítica Qualitativa
Palavras-chave:
Análise sistemática, marcha analítica, análise de íons, halogênios.Resumo
A disciplina química analítica qualitativa contempla o estudo de cátions e ânions, abordando a identificação e separação destas espécies. Os cátions são classificados em grupos e analisados sistematicamente, de acordo com suas similaridades. Vários métodos de análise têm sido propostos para a determinação aniônica. No entanto, verifica-se na prática a dificuldade de se analisar misturas de determinados ânions, devido à incompatibilidade química ou mesmo à semelhança entre essas espécies.
Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para a separação e a identificação dos ânions cloreto (Cl-), brometo (Br-) e iodeto (I-) para a aplicação em aulas práticas. Realizou-se a precipitação dos ânions Cl-, Br- e I- utilizando-se o reagente nitrato de prata. Parte do precipitado formado foi solubilizado com hidróxido de amônio, resultando na separação do ânion Cl- dos demais ânions. A identificação do ânion Cl- foi realizada por meio de reações de deslocamento de equilíbrio, que levaram à formação do cloreto de prata, um sólido branco. O precipitado, contendo os ânions Br- e I-, foi solubilizado pela tioacetamida, que teve como finalidade a liberação de íons sulfeto (S2-) para a formação do sulfeto de prata. O ânion I- foi oxidado a iodo elementar e caracterizado pela extração com clorofórmio. A caracterização do ânion Br- foi possível pela oxidação deste ânion a bromo elementar e posterior extração com clorofórmio, apresentando nesta fase a coloração laranja.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.