Ensino de Química no PROEJA: Uma Proposta Integradora das Relações entre a Sala de Aula e um Fórum Virtual

Autores

  • Nilcimar S. Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cherrine K. Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marília P. Linhares Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Fórum Virtual, Experimentação Problematizadora, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma investigação das relações que se estabelecem entre a sala de aula e o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) quando este é introduzido nas ações de ensino-aprendizagem de aulas de Química com um público de jovens e adultos. Foi planejada uma proposta didática de articulação entre os ambientes presencial e virtual de aprendizagem orientada pela pedagogia problematizadora de Paulo Freire e estruturada em momentos pedagógicos. A partir da proposta foi delineado um experimento didático que abordou a eletroquímica, com foco nas reações de oxirredução espontâneas de pilhas e baterias. A avaliação do experimento didático foi baseada em análise de conteúdo das falas dos estudantes ao longo dos momentos pedagógicos propostos e teve o objetivo de identificar avanços conceituais na compreensão dos alunos. Como resultado, verificou-se que todos os participantes demonstraram avanços conceituais e construção de conhecimento após o experimento didático.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150054

Downloads

Publicado

10-05-2015