Ensino de Química no PROEJA: Uma Proposta Integradora das Relações entre a Sala de Aula e um Fórum Virtual
Palavras-chave:
Fórum Virtual, Experimentação Problematizadora, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O presente trabalho apresenta uma investigação das relações que se estabelecem entre a sala de aula e o Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) quando este é introduzido nas ações de ensino-aprendizagem de aulas de Química com um público de jovens e adultos. Foi planejada uma proposta didática de articulação entre os ambientes presencial e virtual de aprendizagem orientada pela pedagogia problematizadora de Paulo Freire e estruturada em momentos pedagógicos. A partir da proposta foi delineado um experimento didático que abordou a eletroquímica, com foco nas reações de oxirredução espontâneas de pilhas e baterias. A avaliação do experimento didático foi baseada em análise de conteúdo das falas dos estudantes ao longo dos momentos pedagógicos propostos e teve o objetivo de identificar avanços conceituais na compreensão dos alunos. Como resultado, verificou-se que todos os participantes demonstraram avanços conceituais e construção de conhecimento após o experimento didático.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.