A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão

Autores

  • Laís J. Callegario Instituto Federal do Espírito Santo
  • Cassiana B. Hygino Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vanessa Leandro O. Alves Instituto Federal do Espírito Santo
  • Fernando José Luna Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marília L. Paixão Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

História da Ciência, ensino de Química, revisão.

Resumo

O uso da História da Ciência no ensino de Ciências tem sido apresentado na literatura da área como um importante recurso pedagógico para promover a educação científica. Nesse trabalho apresentamos uma revisão bibliográfica sobre esse tema, na qual adotamos, como fontes de consulta, periódicos da área de ensino de Ciências, no período compreendido entre 2003 e 2013. Concluímos que a abordagem histórica tem favorecido a aprendizagem de conceitos científicos e visões mais adequadas da Natureza da Ciência tanto no nível médio quanto no superior, sinalizando para a importância de investirmos mais em pesquisa com este tipo de enfoque.

 

DOI: 10.5935/1984-6835.20150053

Downloads

Publicado

10-05-2015