Análise dos Percursos Teórico-Metodológicos dos Trabalhos de Conclusão dos Cursos de Química da Universidade Federal Fluminense após 10 anos da Reforma Curricular: 2003 - 2013
Palavras-chave:
Análise, percurso, trabalhos de conclusão de curso.Resumo
Este trabalho descreve o resultado de uma pesquisa aplicada e documental realizada utilizando 236 Trabalhos de Conclusão do Curso (TCCs) ou monografias de Licenciatura, Bacharelado em Química e Química Industrial da Universidade Federal Fluminense (UFF), produzidos depois da reforma curricular ocorrida em 2003, com o objetivo observar o percurso teórico-metodológico seguido e sua influência no perfil dos profissionais formados. Após a análise de diversos parâmetros, verificou-se no período temporal observado, que as monografias dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da UFF carregam uma forte influência da mudança curricular efetuada há 10 anos. Mas o mesmo não é evidenciado com relação ao curso de Química Industrial, que apresenta um caráter muito semelhante ao do curso de Bacharelado em Química, demandando assim uma discussão no sentido de se estabelecer estratégias de curto e longo prazo para que os egressos do curso de Química Industrial tenham um perfil mais adequado ao que prevê o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude do acesso público, os artigos são de uso gratuito em aplicações educacionais e não-comerciais desde que com reconhecimento da autoria e da publicação nesta revista.